Na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, o nome da Coreia do Norte foi apresentado no lugar de Coreia do Sul
Por Misto Brasil – DF
O Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu “desculpas profundas” a Coreia do Sul neste sábado (27) após uma gafe diplomática durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na qual os atletas sul-coreanos foram incorretamente apresentados como se fossem os seus rivais norte-coreanos.
“Pedimos profundas desculpas pelo erro que ocorreu durante a apresentação da equipe sul-coreana na transmissão da cerimônia de abertura“, declarou o COI em uma publicação em sua conta oficial na rede X em língua coreana, registrou a Agência DW.
Leia – veja as fotos de abertura da Olimpíada em Paris
Ainda neste sábado, o porta-voz do COI, Mark Adams, classificou o erro como “profundamente lamentável”. “Só podemos nos desculpar que esse erro tenha sido cometido”.
A gafe ocorreu enquanto a delegação sul-coreana navegava pelo rio Sena, na capital francesa, num barco também compartilhado com a delegação da Costa Rica e outras três nações.
Quando chegou a vez de a equipe sul-coreana ser apresentada, os locutores oficiais do evento se referiram ao país tanto em inglês quanto em francês como “República Democrática da Coreia”, o nome oficial da Coreia do Norte. O nome oficial da Coreia do Sul é apenas República da Coreia.
Mais tarde, a Coreia do Norte foi corretamente anunciada com seu o nome oficial quando sua delegação foi apresentada. Ou seja, o nome foi apresentado duas vezes durante a cerimônia. Para os jogos de Paris, a Coreia do Sul enviou 143 atletas. Já a vizinha do Norte vai contar com apenas 16 atletas.
A gafe provocou críticas na Coreia do Sul, que mantém relações extremamente tensas com a ditadura comunista do Norte. Os dois países já travaram uma guerra nos anos 1950 e tecnicamente o conflito nunca foi encerrado formalmente.
Nas últimas semanas, os dois países também passaram a travar um “duelo aéreo”, com ativistas sul-coreanos lançando balões com propaganda em direação ao norte, que por sua vez vem respondendo com o envio de centenas de balões com lixo e fezes.