O navio tem comprimento de 107,2m, começou a ser construída em 2022, no Estaleiro Brasil Sul, e deve ser integrada à frota em 2025
Por Misto Brasil – DF
A primeira de quatro fragatas da Marinha do Brasil construída num estaleiro civil foi batizada em Itajaí, cidade litorânea do norte de Santa Catarina.
A fragata Tamandaré F200 tem comprimento de 107,2m, começou a ser construída em 2022, no Estaleiro Brasil Sul, e deve ser integrada à frota em 2025.
O navio foi lançado ao mar por uma operação chamada “load out”, que consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante.
Em seguida é realizada a imersão controlada dessa plataforma, até o navio atingir a sua própria sustentação na água.
A assessoria da Marinha informou que é um procedimento complexo, que ocorrerá nos próximos dias. Após essa etapa, a fragata será transferida para o cais até a conclusão dos acabamentos e testes necessários para, então, seguir para a prova de mar.
A tripulação da Fragata “Tamandaré” será composta por cerca de 130 militares, que já estão em treinamento especializado, para que todos estejam prontos para operar a embarcação com segurança e eficiência.
As projeções do programa apontam a mobilização de 2 mil profissionais envolvidos diretamente nas obras, com um reflexo de cerca de 6 mil postos de trabalho indiretos e um arraste de cerca de 15 mil empregos induzidos.
Texto da Marinha explica que “as fragatas são dotadas de convoo, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos de última geração. Construídas com altos índices de conteúdo local e transferência de tecnologia, que incrementam a construção naval nacional e fomentam a Base Industrial de Defesa(BID)”.
A F200, dá nome à classe: “Tamandaré”, uma homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha.