Milhares de tropasestão participando da incursão na região de Kursk desde terça-feira, com o objetivo de desestabilizar a Rússia
Por Misto Brasil – DF
As forças de Moscou estão em seu sexto dia de intensas batalhas contra a maior incursão do exértico da Ucrânia em território russo desde o início da guerra, que deixou partes do sudoeste da Rússia vulneráveis antes da chegada de reforços, informaram as agências AP, AFP e DW.
Milhares de tropas ucranianas estão participando da incursão na região de Kursk desde terça-feira, com o objetivo de desestabilizar a Rússia, mostrando as fraquezas do país, conforme admitiu o presidente ucraniano Volodimir Zelenski na noite deste sábado, por meio de vídeo.
Ele quebrou o silêncio sobre o assunto ao dizer ter levado “a guerra para o território do agressor”, e que discutiu a operação com o principal comandante ucraniano, Oleksandr Syrskyi.
“Hoje, recebi vários relatórios do comandante-chefe Syrskyi sobre as linhas de frente e nossas ações para empurrar a guerra para o território do agressor”, disse Zelenskiy. “A Ucrânia está provando que pode, de fato, restaurar a justiça e garantir a pressão necessária sobre o agressor.”
Alexei Smirnov, governador interino de Kursk, ordenou que as autoridades locais acelerem a evacuação de civis em áreas de risco. No sábado, a agência de notícias estatal russa TASS informou que mais de 76 mil pessoas haviam sido evacuadas.