Rússia confirma que tropas da Ucrânia estão dentro do país

Guerra Ucrânia soldado com bomba Misto Brasil
Soldado ucrâniano se prepara na trincheira para novas combates/X/Defesa da Ucrânia

Ministério da Defesa disse que suas forças enfrentaram os ucranianas perto das aldeias de Tolpino e Obshchy Kolodez

Por Misto Brasil

Tropas ucranianas avançaram até 30 quilômetros dentro da Rússia, no que se tornou a incursão mais profunda e significativa desde que Moscou iniciou sua invasão em grande escala na Ucrânia em fevereiro de 2022, relatou hoje (11) à noite a BBC News.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças enfrentaram tropas ucranianas perto das aldeias de Tolpino e Obshchy Kolodez, quando a ofensiva na região de Kursk entrou no sexto dia.

Leia – Rússia acelera evacuação após avanço das tropas da Ucrânia

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, acusou Kiev de “ntimidar a população pacífica da Rússia”.

O presidente Volodymyr Zelensky, que reconheceu diretamente o ataque pela primeira vez em um discurso ontem à noite, disse que 2 mil ataques transfronteiriços foram lançados pela Rússia a partir de Kursk neste verão.

“Artilharia, morteiros, drones. Também registramos ataques de mísseis, e cada ataque merece uma resposta justa”, disse Zelensky ao país em seu discurso noturno de Kiev.

Um alto funcionário ucraniano disse à agência de notícias AFP que milhares de soldados estavam envolvidos na operação, muito mais do que a pequena incursão inicialmente relatada pelos guardas de fronteira russos.

Enquanto grupos de sabotagem apoiados pela Ucrânia lançaram incursões intermitentes através da fronteira, a ofensiva de Kursk marca o maior ataque coordenado em território russo pelas forças convencionais de Kiev.

“Estamos na ofensiva. O objetivo é esticar as posições do inimigo, infligir perdas máximas e desestabilizar a situação na Rússia, pois eles são incapazes de proteger sua própria fronteira”, disse o oficial.

O Ministério da Defesa da Rússia disse no domingo que suas forças “frustraram tentativas de grupos móveis inimigos com veículos blindados de invadir o território russo”.

Tropas ucranianas filmam locais ocupados

Tropas ucranianas alegaram ter capturado vários assentamentos na região de Kursk. Em Guevo, uma vila a cerca de 3 km dentro da Rússia, soldados se filmaram removendo a bandeira russa de um prédio administrativo.

Também surgiram clipes de tropas ucranianas tomando prédios administrativos em Sverdlikovo e Poroz, enquanto intensos combates foram relatados em Sudzha, uma cidade com cerca de 5 mil habitantes.

Tropas ucranianas já se filmaram fora de Sudzha, em uma grande instalação de gás envolvida no trânsito de gás natural da Rússia para a UE via Ucrânia, que continuou apesar da guerra.

Na região de Sumy, que faz fronteira com a região de Kursk, repórteres da BBC testemunharam um fluxo constante de veículos blindados e tanques avançando em direção à Rússia.

Os comboios blindados estão ostentando insígnias triangulares brancas, aparentemente para distingui-los do hardware usado dentro da própria Ucrânia. Enquanto isso, fotos aéreas parecem mostrar tanques ucranianos envolvidos em combate dentro da Rússia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas