Deputados russos exigiram a libertação do criador do Telegram

Pavel Durov Telegram prisão França Misto Brasil
O bilionário Pavel Durov foi preso na França acusado de vários crimes/Arquivo/Euronews
Compartilhe:

O bilionário russo-franco-emiradense Pavel Durov, de 39 anos, foi preso na noite deste sábado na pista do aeroporto Paris-Le Bourget

Por Misto Brasil – DF

Deputados e senadores russos exigiram neste domingo (25) que a França liberte o empresário Pavel Durov, criador do serviço de mensagens criptografadas Telegram, preso na noite da véspera.

“Apelo ao ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, que peça às autoridades francesas para libertarem Pavel Durov“, disse Vladislav Davankov, vice-presidente da Duma (câmara baixa da Assembleia Federal), em seu canal do Telegram.

Enfatizou que “dificilmente alguém fez mais pelo desenvolvimento de serviços digitais na Rússia e no mundo”.

Ele e outros deputados e senadores russos afirmam que a prisão tem motivação política, visando o acesso às informações confidenciais dos usuários da rede social.

O ex-presidente Dmitri Medvedev afirmou que, para os inimigos de Moscou, Durov “é russo e, portanto, imprevisível e perigoso”.

Além da cidadania russa, Pavel Durov tem a francesa e a dos Emirados Árabes Unidos, vivendo em Dubai desde 2017.

Juntamente com seu irmão Nikolai, lançou em 2013 o aplicativo de mensagens instantâneas para dispositivos eletrônicos Telegram, como alternativa ao WhatsApp.

O bilionário russo-franco-emiradense Pavel Durov, 39 anos, foi preso na noite deste sábado na pista do aeroporto Paris-Le Bourget, quando descia de seu avião particular, procedente do Azerbaijão.

O mandado para sua prisão foi emitido pelo Escritório para Menores (Ofmin) da Direção Nacional de Investigação Criminal da França, com base numa investigação preliminar.

O Judiciário francês argumenta que a falta de moderação no Telegram e a recusa de Durov de cooperar com as autoridades, associada às ferramentas que a plataforma oferece, como números descartáveis e criptografia, o tornam cúmplice de numerosos crimes.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas