Há suspeitas de que o chefe possa ter cometido os crimes de perseguição, violação de segredo profissional, exercício ilegal da Medicina
Por Misto Brasil – DF
O tenente-coronel Herlanio Leite Gonçalves terá que se afastar comando do Centro de Assistência Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Ceabm/CBMDF).
Há suspeitas de que o chefe possa ter cometido os crimes de perseguição, violação de segredo profissional, exercício ilegal da Medicina.
Além disso, o militar pode ter alterado dados ou informações na tentativa de induzir juízes ou peritos ao erro, previstos no Código Penal.
O afastamento do tenente-coronel foi determinado pela justiça militar do Distrito Federal a pedido a terceira Promotoria de Justiça Militar. Esse pedido foi feito no dia 27 de agosto.
A justiça militar foi acionada porque após a requisição para instauração do inquérito policial militar solicitada no dia 13 de agosto, pelo Ministério Público do Distrito Federal à Corregedoria do Corpo de Bombeiros, o comandante não foi afastado do cargo.
A permanência do oficial no posto seria um “risco potencial” para condução eficaz da investigação que está em curso.
O Ministério Público se manifestou em relação ao caso a partir de notícias na imprensa que denunciaram Herlanio Leite Gonçalves por acessar prontuários médicos de filhos e filhas de militares do CBMDF.
O tenente-coronel, que não possui formação médica, não teria respaldo legal para ter acesso a esses dados, quebrando o sigilo médico dos pacientes.