Milhares de soldados norte-coreanos seguem para a guerra na Ucrânia

Guerra Ucrânia tanque batalha Misto Brasil
Tanque ucraniana em operaçào no campo de batalha/Arquivo/X/Volodymyr Zelenskyy
Compartilhe:

A inteligência do Ocidente afirmam que mais de 10 mil soldados norte-coreanos já foram enviados para Kursk, na fronteira russa

Por Misto Brasil – DF

A decisão da Coreia do Norte de enviar tropas para lutar ao lado da Rússia na guerra na Ucrânia reforça a parceria de Pyongyang com Moscou.

No entanto, milhares de soldados norte-coreanos deixarão o país pela primeira vez, rompendo o isolamento que vivem e entrarão em contato com ideias estrangeiras e diferentes modos de vida.

Embora seja difícil confirmar os números exatos, setores de inteligência do Ocidente afirmam que mais de 10 mil soldados norte-coreanos já foram enviados para Kursk, na fronteira russa com a Ucrânia.

Ainda que estejam viajando para uma zona de guerra, eles provavelmente poderão observar a relativa prosperidade de cidades russas durante sua longa jornada entre a fronteira oriental da Rússia, na Ásia, e a fronteira ocidental, na Europa.

Também é provável que recebam melhores alimentos e salários do que em sua terra natal.

“Muitos desses soldados são apenas humildes garotos do interior ou oficiais subalternos que verão o mundo além das fronteiras da Coreia do Norte pela primeira vez. Isso certamente os fará entender que seu país é isolado e extremamente pobre“, avalia Andrei Lankov, professor russo de história e relações internacionais da Universidade Kookmin, de Seul, na Coreia do Sul.

Lankov também afirma que “mesmo que muito do que eles irão ver esteja nas linhas de frente, vilarejos danificados por batalhas e assim por diante, eles ainda poderão observar o interior da Rússia antes de chegarem lá”.

“E, inevitavelmente, começarão a se perguntar por que seu país não é tão desenvolvido quanto a Rússia”, segundo escreveu a DW,

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas