Novas sanções ao Irã por fornecer à Rússia mísseis balísticos

Ucrânia guerra tanque destruído Misto Brasília
Tanque destruído no confronto entre a Ucrânia e a Rússia/Arquivo/Euromaidan

O Irã negou repetidamente o fornecimento de tais armas autoguiadas à Rússia, contrariando EUA, o Reino Unido, a França e a Alemanha

Por Misto Brasil – DF

Os EUA, o Reino Unido, a França e a Alemanha impuseram novas sanções ao Irã por fornecer à Rússia mísseis balísticos para uso na Ucrânia.

As medidas incluem restrições à capacidade da transportadora nacional Iran Air de voar para o Reino Unido e Europa, além de proibições de viagens e congelamento de bens de vários iranianos acusados ​​de facilitar apoio militar à Rússia.

Em visita a Londres, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os russos foram treinados pelas forças iranianas para usar mísseis balísticos de curto alcance e que eles poderiam ser usados ​​contra ucranianos em poucas semanas.

O Irã negou repetidamente o fornecimento de tais armas autoguiadas à Rússia, de acordo com a BBC News..

Em uma entrevista coletiva conjunta com o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, na terça-feira, Blinken afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, estava “cada vez mais contando com o apoio” do Irã e da Coreia do Norte para ajudar a “travar sua guerra de agressão contra a Ucrânia”, violando diversas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Ele disse que os EUA compartilharam recentemente informações com seus parceiros mostrando que dezenas de militares foram treinados no Irã para usar o sistema de mísseis balísticos Fath-360, que tem um alcance máximo de 120 km.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas