As duas propostas tramitam na Câmara Legislativa e são de autoria dos deputados Wellington Luiz e Paula Belmonte
Por Misto Brasil – DF
Poderá ser votado nos próximos dias no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o projeto que tem o objetido de as ações de atenção à saúde bucal na primeira infância.
A proposta da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) foi aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura.
A proposição prevê iniciativas de conscientização, bem como de prevenção de doenças bucais. No caso das creches, haverá a obrigatoriedade de higiene bucal diária.
A parlamentar observa que nos serviços de saúde pública ofertados pelo Distrito Federal, é notória a falta de dentistas.
Outra proposta que tramita na CLDF na área da saúde é a que institui a Política Distrital de Atendimento e Metodologia de Tratamento da Síndrome do Gene FRM1. A doença é conhecida como Síndrome do X Frágil.
O projeto do deputado distrital Wellington Luiz (MDB) garante o diagnóstico precoce, apoio educacional e suporte contínuo para os indivíduos afetados por essa condição genética.
Esta é principal causa hereditária de deficiência intelectual e a segunda maior causa genética de autismo.
O projeto de lei prevê a criação de diretrizes para o diagnóstico precoce em unidades de saúde pública, com a distribuição de material informativo para os profissionais de saúde sobre os sintomas da síndrome e a necessidade de encaminhamento para testes genéticos específicos.