A maior parte das movimentações em crédito e débito, foram transferências entre servidores da Fundação Educacional do DF
Por Misto Brasil – DF
Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã de hoje (08) contra oito pessoas. Eles integram uma organização criminosa especializada em fraudes contra bancos públicos e privados e lavagem de dinheiro.
O grupo movimentou R$ 54,5 milhões em cinco anos e R$ 12 milhões supostamente ilícitos em apenas um ano.
A maior parte das movimentações, tanto a crédito como a débito, foram transferências entre servidores da Fundação Educacional do Distrito Federal, principalmente professores e agentes de serviços gerais.
Entre os alvos estão “corretores”, “fraudadores” e “intimidadores”, que ameaçavam as pessoas que queriam desistir do esquema.
Principal alvo é uma mulher que chefiava o grupo que tinha como base a cidade de Brazlândia, no Distrito Federal. O grupo com 18 pessoas era integrado por parentes e empregados dos bancos.
O esquema envolvia empréstimos em bancos, com a cobrança de porcentagem de participação sobre o valor obtido da instituição financeira, que girava em torno de 5% a 20% do montante emprestado.
Os mandados estão sendo cumpridos em Brazlândia, Gama, Arniqueiras e Cidade Ocidental, Valparaiso, e Águas Lindas em Goiás.