Ela aponta a necessidade de preparar a mão de obra, atrair empresas. Ela diz que o principal desafio da educação está na estrutura das escolas municipais
Por Sionei Ricardo Leão – DF
A recém-eleita prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Jéssica Aparecida Ribeiro Gomes, mais conhecida como Jéssica do Premium (União Brasil), terá o desafio de administrar um município com indicadores econômicos e sociais desafiadores.
O PIB per capita de Santo Antônio do Descoberto é de R$ 10,7 mil, valor inferior à média do estado (R$ 37,4 mil).
No entanto, é um dos mais populosos da Região do Entorno do Distrito Federal, com 72,1 mil habitantes. Muitos dos moradores trabalham em Brasília. Há gargalos graves na área de educação.
Jessica Premium reconhece a grandeza da missão, mas relativiza as dificuldades.
Leia – entrevista com a prefeita eleita de Formosa, Simone de Melo
Leia – entrevista com o prefeito reeleito de Luziânia, Diego Sorgatto
Leia – entrevista com o prefeito reeleito de Planaltina, Delegado Cristiomário
Nesta entrevista exclusiva ao Misto Brasil, a prefeita eleita afirmou que alguns desses dados não são exclusivos de Santo Antônio, ou seja, é uma realidade que se percebe também em outas algumas cidades do Entorno, analisa.
A prefeita eleita, que assume em janeiro do próximo ano, é aliada do governado de Goiás, Ronaldo Caiado. Profissionalmente é empresária do ramo supermercadista. Nasceu em Minas Gerais, mas se classifica como “goiana de coração”.
Veja o que disse a prefeita eleita nesta entrevista
Pode nos falar um pouco do seu perfil, da sua trajetória familiar e profissional, enfim, se apresentar?
Sou Jéssica Aparecida Ribeiro Gomes, popularmente conhecida como Jéssica do Premium, mineira de nascimento e goiana de coração, casada, mãe de dois filhos, empresária do ramo supermercadista e agora prefeita eleita de Santo Antônio do Descoberto.
De onde surgiu essa alcunha de Jéssica do Premium?
A alcunha é derivada dos nomes dos supermercados que possuímos, Supermercado Premium. Daí os nomes, meu e do meu esposo. Carregamos popularmente a nossa marca.
Qual sua avaliação do resultado nas urnas, ou seja, a estatística de ter obtido 53,28% dos votos válidos (18.230 votos) e a segunda colocada 43,56%?
Vimos uma cidade se levantar em favor de uma causa feminina. De minha parte não houve rivalidade feminina, houve a disputa de duas mulheres que querem o bem de Santo Antônio do Descoberto.
A esse respeito, a condição de mulher o que vai significar na sua gestão a partir de janeiro?
Acredito que a mulher está preparada para qualquer desafio. Mulher na gestão tem um olhar mais sensível para diversas situações e isso pode ressignificar vários aspectos da gestão pública.
Os indicadores sociais de Santo Antônio do Descoberto tem a marca de carência econômica, como pretende atuar com essa realidade municipal?
Precisamos fomentar a economia local, tornar Santo Antônio atrativa para instalação de novas empresas e com isso abrir oportunidades para que nossa gente cresça profissionalmente dentro do município e que o eixo econômico cresça a curto médio e longo prazo.
Os mesmos indicadores demonstram que o tema da educação pública é central para a população da cidade, podemos entender que será seu maior desafio?
Não será o maior. O principal desafio da educação está na estrutura das escolas municipais. Precisamos reformar a maior parte das unidades escolares para dar conforto e dignidade aos nossos estudantes, essa realidade irá mudar, tenho parceria com deputados federais e estaduais e com elas iremos revolucionar a educação de nosso município.
Um terço dos cidadãos considerados ocupados de Santo Antônio do Descoberto trabalham no Distrito Federal, o que isso representa para a gestão municipal?
Isso é uma característica não só de Santo Antônio, mas, de algumas cidades do Entorno, mas, aqui em Santo Antônio irei lutar com afinco para que nossa gente possa ter oportunidade de trabalhar dentro do município, buscaremos empresários que acreditem no potencial de nossa cidade e de nossa gente.
Na campanha houve uma certa vinculação com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Como será essa relação política daqui por diante?
O governador Caiado é um dos meus principais aliados nessa empreitada. Recebi o convite para ser candidata pelo União Brasil do próprio governador e com o convite o compromisso de estar ao meu lado nessa missão de gerir Santo Antônio do Descoberto para uma realidade totalmente diferente e esperançosa.