Neste segundo turno perdeu o petismo com derrotas humilhantes e o bolsonarismo e seu radicalismo
Por Genésio Araújo Júnior – DF
Vou contar uma para vocês. Faltando uma semana para o segundo turno encontrei Valdemar Costa Neto presidente do PL no voo para São Paulo. Fui direto ao ponto.
Seu PL vai ganhar em duas das nove capitais. Ele retroncou. Acho que ganho em três ou quatro.
Ouça o comentário do articulista do Misto Brasil
Leia – “Centro” vai governar a maioria das prefeituras
Não fui eu que acertei, nem Costa Neto que errou. Foi a política que nos surpreendeu. No primeiro turno perderam as esquerdas.
Venceu a centro direita. Neste segundo turno perdeu o petismo com derrotas humilhantes em Porto Alegre e na região metropolitana de São Paulo.
Perdeu o bolsonarismo e seu radicalismo em Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte.
Em São Paulo, Bolsonaro fez a aposta errada e foi ignorado pelo vitorioso Ricardo Nunes. A eleição é municipal mas o povo deixou claro que está cansado do petismo e não confia nos radicalismos bolsonaristas. A bola está com a turma do centro.
Lula é um pragmático. Ninguém é três vezes presidente só por obra e graça do Espírito Santo. Precisa ajudar a sua esquerda que foi para o Divã e saber lidar com os sinais das urnas.
Vai ter que fazer um governo melhor de agora em diante. Mas será que a turma do centro vai se contentar com o que conquistou? Quem ganha com isso é o povo. Os poderosos vão ter que se virar.