Os presidentes do Senado e da Câmara discursaram pela manhã na abertura oficial da Cúpula de Parlamentos do G20
Por Misto Brasil – DF
Na abertura da 10ª Reunião de Cúpula dos Presidentes de Parlamentos do G20, nesta quinta-feira (07), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou mudanças na governança global para combater a fome e as mudanças climáticas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que os parlamentos tenham como foco prioritário de discussão o combate à pobreza, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.
O Misto Brasil transmite ao vivo as sessões da Cúpula do P20 – veja na homepage do site
Lira, que assumiu o comando do P20 em outubro do ano passado, também destacou a responsabilidade dos deputados e senadores em promover medidas que aumentem a presença feminina nas instâncias de poder.
Ele discursou nesta quinta-feira na abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20.
A representatividade feminina na política foi tema da segunda sessão de trabalho do Fórum Parlamentar do G20, nessa quarta-feira (6).
Representantes de Parlamentos de diversos países compartilharam suas perspectivas sobre a ascensão das mulheres em espaços decisórios.
“Reitero o convite a que as próximas presidências do P20 incluam a reunião das mulheres parlamentares como parte essencial da nossa agenda de diplomacia parlamentar”, disse Lira.
A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) defendeu a necessidade de um arcabouço legal que incentive e assegure a presença de mulheres em todos os níveis de poder.
As participantes defenderam as cotas como medida transitória para garantir a paridade entre homens e mulheres nos espaços de poder.