Dengue explodiu em estados do norte do México

Zika mosquito Misto Brasília
O mosquito transmite a dengue e a zika vírus/Arquivo
Compartilhe:

A urgência do México em controlar esta doença faz parte da pior crise de dengue da história do continente americano

Por Misto Brasil – DF

A dengue continua a invadir o México. A doença, que acumulou mais de 110 mil casos e 262 mortes este ano, explodiu em estados do norte do país onde antes mal tinha presença, como Jalisco e Nuevo León.

No momento, apenas a Cidade do México e Tlaxcala permanecem imunes à picada do Aedes aegypti, mosquito que se adapta cada vez mais rapidamente a novos territórios, escreveu Beatriz Guillén, do El País.

A urgência do México em controlar esta doença faz parte da pior crise de dengue da história do continente americano.

Os números alertam há muito tempo.

Se em 2022 o número de casos confirmados no México fechou em menos de 13 mil, chegou a 56 mil em 2023, e já serão mais de 110 mil infectados em 2024 (quase metade deles sofrendo de dengue grave), segundo o Ministério da Saúde.

“Estamos diante de um aumento exponencial ”, diz o pesquisador de Veracruz Luis del Carpio, “anteriormente a dengue estava associada à estação chuvosa, mas agora temos dengue o ano todo, estamos chegando ao inverno e os casos continuam”.

No último corte divulgado pela Direção-Geral de Epidemiologia, que atualiza os dados semanalmente, até 20 de novembro, tinham morrido 262 pessoas devido ao vírus, enquanto no ano passado, nesta mesma data, foram registadas 132, além do aumento da alteração. na distribuição é surpreendente.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas