Eleições no Uruguai neste domingo entre Delgado e Yamandú

Eleições Uruguai Orsi e Delgado segundo turno Misto Brasil
Orsi e Delgado disputam nesta domingo o segundo turno nas eleições do Uruguai/Reprodução
Compartilhe:

O resultado poderá ser divulgado depois das 20h30, mas antes será possível estabeceler por projeção o vencedor

Por Misto Brasil – DF

Este domingo (24) será realizada uma nova instância das eleições de 2024 no Uruguai , com o segundo turno decisivo entre Álvaro Delgado , do Partido Nacional, mas apoiado pela coalizão governista, e Yamandú Orsi , da Frente Ampla.

A julgar pelas últimas sondagens , divulgadas esta quinta-feira, a segunda volta será extremamente disputada, dada a paridade que existe entre os dois blocos.

Embora todos tenham colocado Yamandú Orsi acima de Álvaro Delgado (a diferença vai de 0,5% para 4,2%) qualquer um deles poderia vencer.Na noite do último domingo de outubro ficou claro: os partidos que compõem a coligação governamental votaram pior do que há cinco anos. A Frente Ampla votou melhor. Mas as comemorações e os rostos tristes pareciam anunciar o contrário.

É pouco provável que às 20h30 deste domingo seja possível anunciar quem será o president”.

A socióloga Mariana Pomiés, da consultoria Cifra, fez esse alerta em sua última entrevista ao El Observador.E a julgar pelas estimativas de votos – tanto das suas sondagens como das dos seus concorrentes – o cenário é tal que podemos esperar “uma longa noite” e até a possibilidade de uma disputa de grandes penalidades (com os votos observados).

Às 19h30 os circuitos serão fechados, mas a proibição continuará por mais uma hora caso ainda haja eleitores nas filas dos locais de votação.Os consultores que fazem a projeção da apuração estarão anotando os primeiros votos apurados para, com uma contagem rápida, projetar o resultado.

A técnica é simples, mas cara e não milimétrica. As empresas selecionam uma amostra entre 130 e 200 circuitos representativos do eleitorado (que vota em 7.225 circuitos).Uma mistura de pontos de votação mais rurais e mais urbanos, áreas mais ricas e mais pobres, veteranos e jovens, com um recorde de mais favorável à coligação e à Frente Ampla.E quando atingem 100% dessa amostra (a contagem de todos os votos nesses pontos), conseguem projetar a contagem com uma margem de erro próxima de 1%.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas