É o primeiro trecho na fronteira com a Rússia. O governo polonês informou que é maior projeto deste tipo na Europa
P0r Misto Brasil – DF
O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, anunciou neste sábado (30) a conclusão do primeiro trecho das fortificações conhecidas como “Escudo Oriental”, ao longo das fronteiras do país com a Rússia e Belarus – dois países que mantêm relações tensas com Varsóvia.
“O primeiro trecho do Escudo Oriental na fronteira com a Rússia está pronto”, disse Tusk em uma mensagem na rede social X, depois de visitar soldados a cerca de 200 metros da fronteira com o exclave de Kaliningrado, um território russo espremido entre a Polônia e a Lituânia, dois países que fazem parte da Otan.
Nos últimos meses, Tusk ordenou a aceleração da construção do primeiro trecho do escudo, inicialmente planejado para o primeiro trimestre de 2025. Ao final da obra, as barreiras e fortificações devem se estender por cerca de 800 quilômetros.
Em declarações posteriores perto de uma cidade na província de Vármia-Masúria, no nordeste do país, o premiê frisou que quanto mais segura for a fronteira polonesa, mais difícil será para aqueles com “más intenções” entrar no país da Europa Central, segundo a agência de notícias PAP.
“Tudo o que estamos fazendo aqui – e faremos também na fronteira com Belarus e a Ucrânia – é para dissuadir um potencial agressor, por isso é realmente um investimento na paz”, salientou.
O primeiro-ministro polonês assegurou que se trata do “maior projeto deste tipo na história da Europa depois de 1945 [data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial]”, uma vez que “todo o Escudo Oriental será um projeto sem precedentes”.