É o que mostra uma pesquisa realizada com as empresas que estão sob o regime do Simples Nacional. O levantamento foi realizado com 285 líderes de CNPJs
Por Misto Brasil – DF
A reforma tributária que tem previsão para ser aplicada a partir de 2026 até nos próximos dez anos, deverá impactar 65% dos negócios das empresas que estão no Simples Nacional.
Na mesma pesquisa realizada pela Sondagem Omie, 26% dos entrevistados responderam não sabem avaliar o impacto da reforma, apenas 9% acreditam que a mesma não terá influência no seu dia a dia.
A pesquisa mostrou que 59% dos empresários sabem que a principal mudança será a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a eliminação da cumulatividade de impostos.
A sondagem foi feita com 285 líderes de CNPJs optantes pelo Simples Nacional, 65% dos ouvidos, entre CEOs, diretores, sócios, gerentes e empresários acreditam que as novas regras afetarão diretamente os seus negócios.
“Embora a reforma tenha a promessa de simplificar a gestão tributária a longo prazo e reduzir distorções, no curto prazo, é certo que essa duplicidade irá gerar um grande aumento da complexidade”, disse o cofundador e CEO da Omie, Marcelo Lombardo.