O encontro de dois dias deve reunir secretários de todo o país. Alguns governadores já se posicionaram contra a proposta do governo federal
Por Misto Brasil – DF
Brasília será sede, nestas quarta e quinta-feira (4 e 5) da XCII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O colegiado é presidido, atualmente, pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
O encontro deve reunir secretários de todo o país e estão na pauta temas como a PEC da Segurança Pública e a padronização de indicadores de crimes violentos.
Leia – governo apresenta a PEC da Segurança
Na terça-feira (03) o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nas comissões de Segurança Pública da Câmara e do Senado, voltou a defender a PEC da Segurança.
Ela foi apresentada ao presidente Lula da Silva está em discussão com os governadores. Lewandowski disse que a ideia é universalizar as políticas de segurança pública sem mexer na competência de governadores.
Além de colocar na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a proposta pretende impedir o contingenciamento de verbas de segurança pública.
Outra ideia é ampliar a atuação da Polícia Rodoviária Federal, transformando a PRF em Polícia Ostensiva Federal.
O Consesp reúne os secretários de segurança de todo o país, com competência para representar os interesses comuns das secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A reunião ocorre durante a 8º Mostra BID Brasil, feira que reúne empresas nacionais do setor de defesa e segurança, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).