O comércio teve o melhor desempenho entre janeiro e novembro, segundo Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs
Por Misto Brasil – DF
O faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) em novembro se manteve estável. A elevação é de 0,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
No acumulado do ano, entre janeiro e novembro, as PMEs cresceram 5,3%, segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs.
No comércio, o bom desempenho do setor (+12,3%), motivado pela Black Friday, é verificado no atacado e no varejo.
As vendas foram positivas, principalmente, para ‘produtos alimentícios’, ‘pedras para revestimento’, ‘livros’, ‘eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo’, ‘artigos de fotografia e filmagem’, ‘artigos de iluminação’, ‘artigos esportivos’ e ‘artigos de joalherias’.
No Setor de Serviços, embora o resultado seja tímido (+0,8%), algumas atividades mostraram avanço.
São elas: ‘Transportes’, ‘Atividades financeiras’, ‘Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria’, ‘Serviços de arquitetura’ e ‘Serviços de escritório e de apoio administrativo’.
Na indústria foi registrado queda de 6,4%. Dos 22 subsegmentos monitorados, apenas sete apresentaram aumento de receita – ‘Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos’, ‘Impressão e reprodução de gravações’, ‘Fabricação de produtos de minerais não metálicos’ e ‘Fabricação de móveis’.
Mesmo com a retração em novembro, no acumulado do ano o setor apresenta faturamento 8,3% maior.
No Setor de Infraestrutura houve retração no último mês, com queda de 7,6% da movimentação financeira real ante novembro de 2023.
O resultado foi condicionado pela nova queda de atividades ligadas ao setor de construção civil, como ‘Obras de infraestrutura’, ‘Serviços especializados para construção’ e ‘Construção de edifícios’.
O Iode-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, divididas em 701 atividades econômicas que compõem quatro grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.