Bombeiros do DF reforçam buscas e mais um corpo foi localizado

Buscas rio Tocantins bombeiros Misto Brasil
Bombeiros continuam as buscas a desaparecidos no rio Tocantins/Arquivo/Divulgação/Marinha
Compartilhe:

Foram enviados merguladores, entre os quais uma mulher, e um equipamento capaz de reflutuar até 22 toneladas de material submerso

Por Misto Brasil – DF

Oito mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito federal irao reforçar a missão de resgate das vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Estreito, no Maranhão.

Mergulhadores retiraram do rio Tocantins, neste domingo (29), o corpo que se encontrava preso em uma caminhonete, que havia sido localizado na última quinta (26).

Leia – prefeito decretou emergência em Estreito

Durante as buscas deste domingo, outro corpo foi localizado, em uma cabine de um caminhão.

Dentre os 17 desaparecidos iniciais, até o momento, foram confirmados 10 óbitos, entre os quais, um corpo foi localizado mas ainda não foi resgatado, conforme informou hoje a Marinha do Brasil.

A equipe do Distrito Federal levará também um equipamento capaz de reflutuar até 22 toneladas de material submerso.

A ferramenta de reflutuação é utilizada especificamente em operações de resgate subaquático e contém grandes bolsas que, uma vez infladas, geram uma força de subida suficiente para levantar objetos pesados do fundo do rio.

O sistema é especialmente projetado para operações em águas profundas, como as do rio Tocantins, onde a ponte desabou, conforme anotou a Agência Brasília.

O equipamento de reflutuação irá reforçar o trabalho dos bombeiros na remoção dos veículos e na busca por vítimas que caíram no rio Tocantins.

Entre os militares convocados, está o subtenente Danilo Brites, o mais experiente mergulhador do Corpo de Bombeiros em atividade.

O governo distrital enviou neste ano missões de apoio ao Rio Grande do Sul, para atuar em buscas e salvamentos após as enchentes no estado, para a Amazônia e ao Pantanal, para o combate a incêndios.

De acordo com uma nota divulgada na noite passada pela Marinha, foram mantidas as rotinas de verificação das condições da água realizadas pelos militares especialistas em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica.

Os resultados demonstraram não haver contaminação por agentes químicos ou defensores agrícolas e confirmaram as condições favoráveis para as
atividades de mergulho.

“O equipamento “Sidescan Sonar” continuou sendo empregado para localizar os veículos submersos no leito do rio. Adicionalmente, foram utilizados drones subaquáticos da Polícia Federal, da Transpetro e da Marinha para incrementar as buscas”.

“Outros três drones subaquáticos mais robustos da Transpetro se juntaram para auxiliar nas buscas .

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas