O esquema de segurança foi definido para o ato “Um abraço em defesa da democracia”, que deve ter a presença do presidente Lula da Silva
Por Misto Brasil – DF
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) elaborou o Protocolo de Ações Integradas (PAI) com o esquema de segurança para o ato “Um abraço em defesa da democracia”, previsto para quarta-feira (8), às 12h30, na Praça dos Três Poderes.
Antes está prevista cerimônia organizada pelo Palácio do Planalto, às 11 horas. O presidente Lula da Silva deverá descer a rampa e participar do ato na praça. Assiste a o vídeo dos preparativos logo abaixo.
O ato será para marcar as manifestações antidemocráticas realizadas no dia 8 de janeiro de 2023, que levou a invasão dos prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto.
No Centro de Operações Integradas de Brasília (Ciob) foram apresentadas ontem (07) providências que serão adotadas para o reforço da segurança, registrou a Agência Brasília.
Haverá triagem de segurança para o acesso à Praça dos Três Poderes, não sendo permitidos objetos cortantes ou perfurantes, hastes de bandeiras e quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas.
A entrada do público externo será feita a partir da Avenida José Sarney, em frente ao Congresso Nacional.
A Polícia Militar (PMDF) irá reforçar o efetivo na Esplanada dos Ministérios e manter tropas especializadas para pronto emprego, em caso de necessidade.
A segurança dos eventos na área interna do Palácio do Planalto, assim como a segurança do evento externo na Praça dos Três Poderes será responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).
Gradis foram instalados na Avenida José Sarney e ao longo das vias N1 e S1, entre o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.
O Corpo de Bombeiros (CBMDF) estará de prontidão, com unidades de resgate e de combate ao incêndio. As ocorrências serão anotadas na 5ª Delegacia da Polícia Civil (PCDF).