Observadores leem a paulatina distensão das relações entre EUA e Brasil dentro do contexto das eleições presidenciais de outubro.
Por Misto Brasil – DF
Ao estilo de um trailer de filme épico de ação, o embaixador dos Estados Unidos no Panamá, Kevin Marino Cabrera, narra uma história enobrecida sobre como o seu país, ao longo de 200 anos, deu as cartas da ordem política que regeria o “Novo Mundo”, impedindo a recolonização europeia das Américas e garantindo para si a hegemonia regional.
Sentado numa cadeira de madeira requintada e de frente para a câmera, ele apresenta um vídeo lançado, em agosto, pelo Departamento de Estado americano sobre a Doutrina Monroe, de 1823.
Leia – O futuro que passa pelas relações exteriores
Leia – Lula reforça soberania na ONU: “Não é quintal de ninguém”
“Na era moderna”, afirma, “a doutrina encontrou seu mais recente defensor no presidente [Donald] Trump.”
Sob a égide monroeísta, a Casa Branca vem impulsionando a ultradireita rumo às urnas e costurando alianças com seus governos ao redor do continente.
Mas também no Brasil, onde o Planalto reagiu com desconforto à produção audiovisual de cinco minutos, o intervencionismo à moda Donroe já deixou de ser especulação para virar realidade, apontam analistas ouvidos pela DW.
Observadores leem a paulatina distensão das relações entre EUA e Brasil dentro do contexto das eleições presidenciais de outubro.
Ao discursar diante da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas na terça-feira (22), o presidente Lula da Silva acenou de novo ao tema, sem citar Trump nominalmente.
“Num contexto de recrudescimento de tentações hegemônicas” na América Latina e no Caribe, disse, “o Brasil não cabe no quintal de ninguém”, antes de criticar “a ingerência externa em processos eleitorais” e a “divisão do mundo em zonas de influência.”
Se vencer o senador Flávio Bolsonaro, os EUA terão em Brasília mais um parceiro ideológico na região, depois de terem apoiado as vitórias de aliados em Colômbia, Honduras e Argentina. Uma das hipóteses mais ventiladas é que, caso contrário, os EUA poderão contestar os resultados das urnas brasileiras.
Pressão até a última hora
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já antecipou risco crítico de interferência eleitoral pelos EUA em relatório enviado ao governo e à Justiça Eleitoral, segundo a Folha de São Paulo.
“Trump já se posiciona de forma conflitiva em relação ao governo Lula, enquanto atores do seu governo, e ele próprio, aparecem ao lado da família Bolsonaro,” afirma Pedro Telles, professor da escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Isso tende a se tornar mais agudo conforme o segundo turno se aproxima.”
Também o Instituto Vladimir Herzog, organização que atua em favor da democracia e dos direitos humanos, enviou cartas de alerta a autoridades em Brasília e ao secretário-geral da ONU, António Guterres. (Texto da DW)
PARTICIPAÇÃO DO LEITOR
Participe desta discussão
Compartilhe sua opinião sobre este assunto. As participações passam por análise editorial antes de qualquer utilização no site.


















