O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães
Por Misto Brasil – DF
A exemplo do Senado Federal, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados será realizada no dia primeiro de fevereiro, um sábado.
Antes, havia a expectativa dessa eleição interna entre os 513 deputados acontecer na segunda-feira (03), depois da sessão solene de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional.
Leia – eleição na Mesa Diretora do Senado será no sábado
Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são, até agora, os dois deputados que se declararam oficialmente como candidatos à presidência da Câmara.
O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
O cronograma para formalização dos blocos parlamentares, para a escolha dos cargos da Mesa e o registro das candidaturas será divulgado nesta semana, segundo informou a Agência Câmara.
O candidato precisa de maioria dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.
Os blocos parlamentares, cujo objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa, são formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.
Para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos para composição dos cargos pelos partidos.