O complexo que começou a ser construído em 2024, envolve uma área de 6 km² perto da capital Pequim
Por Misto Brasil – DF
Os militares chineses estão construindo desde 2024 a sudoeste de Pequim um complexo que será o maior centro de comando militar do mundo. Sua área é dez vezes superior à do Pentágono.
A informação foi publicada no Financial Times com referência a imagens de satélite e informações recebidas de fontes de inteligência.
Destaca-se que no complexo, entre outros, serão construídos bunkers para as principais autoridades do país.
“Imagens de satélite […] mostram um local de construção de cerca de 1.500 acres [mais de 6 km²], 30 quilômetros a sudoeste de Pequim, com poços profundos, onde, segundo especialistas, serão colocados grandes bunkers reforçados para proteger os líderes militares chineses durante qualquer conflito, incluindo uma potencial guerra nuclear”, detalha o jornal.
De acordo com os militares dos EUA, a comunidade de inteligência está monitorando de perto a instalação, que se tornará “o maior centro de comando militar do mundo, dez vezes maior que o Pentágono”.
Com base em uma avaliação das imagens de satélite obtidas pelo jornal, relata-se que a construção principal começou em meados de 2024.
Alega-se ainda que não havia presença militar visível no local, mas foram colocados sinais de aviso de proibição de voos de drones ou fotografias.


