É considerado o berço da civilização mais antiga da América, com cerca de 5 mil anos de antiguidade
Por Misto Brasil – DF
Um novo edifício piramidal foi encontrado nesta semana nas proximidades de Caral, um sítio arqueológico pré-hispânico que é considerado o berço da civilização mais antiga da América, com cerca de 5 mil anos de antiguidade.
O edifício está localizado no assentamento urbano de Chupacigarro, ao norte de Lima, detalhou o Ministério da Cultura do Peru, a cerca de um quilômetro de Caral.
Caral é considerada contemporânea de outras civilizações, como as da Mesopotâmia, e é tomada como a primeira sociedade a estabelecer um grau de desenvolvimento urbano e social avançado na América, inclusive com o estabelecimento de construções piramidais.
“As recentes explorações arqueológicas permitiram identificar este novo edifício, que estava coberto por um pequeno conjunto de árvores secas e vegetação”.
“Ao remover esses arbustos, foram revelados os muros de pedras que formam, pelo menos, três plataformas sobrepostas”, explicou um comunicado do Ministério da Cultura.
Nos muros, há grandes pedras posicionadas verticalmente, chamadas “huancas”, que marcam os cantos do edifício quadrangular, além de uma escadaria central que permitia o acesso ao topo.


