A Blue Ghost, da Firefly Aerospace, foi lançada em meados de janeiro, levando 10 experimentos da Nasa para a superfície lunar
Por Misto Brasil – DF
Uma empresa aeroespacial americana conseguiu seu primeiro pouso lunar não tripulado neste domingo (02).
O módulo lunar Blue Ghost da Firefly Aerospace pousou perto de uma antiga abertura vulcânica no Mare Crisium, uma grande bacia situada no nordeste do lado da Lua voltado para a Terra.
Após o pouso, o Controle da Missão, relatou que o módulo estava estável.
A missão ocorre como parte de uma parceria da agência espacial americana Nasa com a indústria para cortar custos e apoiar o programa Artemis, que visa retomar o transporte de astronautas à lua.
A Blue Ghost foi lançada em meados de janeiro, levando 10 experimentos da Nasa para a superfície lunar.
A agência espacial pagou US$ 101 milhões (R$ 594 milhões) pela entrega e mais 44 milhões pelo desenvolvimento científico.
“Nossa equipe ousada e imparável provou que estamos bem equipados para fornecer acesso confiável e acessível à Lua, e não vamos parar por aí”, afirmou o CEO da Firefly Aerospace, Jason Kim, anotou a DW.
“Com missões lunares anuais, a Firefly está abrindo caminho para uma presença lunar duradoura que ajudará a desbloquear o acesso ao resto do sistema solar para nosso país, nossos parceiros e o mundo”.