Governo em Portugal é destituído acusado de beneficiar empresa

Portugal Luís Montenegro primeiro-ministro Misto Brasil
Luís Montenegro foi destituído do cargo de primeiro-ministro de Portugal/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Diante desse cenário, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciará novas eleições, previstas para maio

Por Misto Brasil – DF

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e seu governo de centro-direita perderam nesta terça-feira (11) um voto de confiança no Parlamento. Com a derrota, seu governo será dissolvido, e novas eleições gerais convocadas.

É a segunda vez em menos de dois anos que um governo em Portugal é destituído sob alegações de conduta inadequada. A votação foi convocada contra Montenegro após denúncia de conflito de interesse envolvendo empresa de consultoria da família do político.

Em uma votação de 142 a 88, sem abstenções, o Parlamento destituiu Montenegro. Os legisladores da oposição exigem mais detalhes sobre o assunto, e o Partido Socialista, de centro-esquerda, pediu uma investigação parlamentar oficial.

A oposição acusa Montenegro de ter se valido de sua posição de primeiro-ministro para beneficiar empresa por ele fundada, a Spinumviva, com pagamentos mensais de 4.500 euros (cerca de R$ 28 mil) de uma operadora de cassinos, a Solverde, que atua sob concessão do Estado.

Montenegro negou qualquer irregularidade e afirma que colocou o controle da empresa totalmente nas mãos de sua esposa e filhos em 2022. Ele já disse anteriormente que continuará sendo o candidato do Partido Social Democrata (PSD), do qual é líder, mesmo que o governo entre em colapso.

Diante desse cenário, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciará novas eleições, previstas para ocorrer em meados de maio.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Oportunidades

DF e Entorno





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas