O número de mortos de mortos já passa de 300, de acordo com dados do governo do território da Faixa de Gaza
Por Misto Brasil – DF
As Forças Armadas de Israel iniciaram na madrugada desta terça-feira (18) uma nova campanha de ataques a alvos do Hamas na Faixa de Gaza, indicando que o frágil cessar-fogo que imperava na região desde janeiro.
O número de mortos de mortos já passa de 300, de acordo com dados do governo do território, controlado pelo grupo islâmico Hamas – considerado uma organização terrorista pelos EUA, pela União Europeia e por outros países.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que os ataques foram iniciados após o Hamas se recusar a libertar reféns que ainda são mantidos pelo grupo em Gaza.
Os militares israelenses disseram que atingiram dezenas de alvos e que os ataques continuariam pelo tempo que fosse necessário e se estenderiam além dos ataques aéreos, aumentando a perspectiva de que as tropas terrestres israelenses possam retomar os combates.
Um membro do Hamas disse à agência Reuters que a retomada dos ataques significavam um rompimento unilateral, por parte de Israel, do acordo de cessar-fogo,
Em comunicado divulgado por sua assessoria de imprensa, o governo de Gaza advertiu que “várias vítimas ainda estão sob os escombros e esforços estão em andamento para resgatá-las”.
“Há dezenas de corpos que ainda não conseguiram chegar aos hospitais”, disse à agência de notícias EFE Zaher al Waheidi, diretor da unidade do Ministério da Saúde de Gaza responsável pela contagem de mortos. Até a manhã desta terça-feira, 254 corpos e 440 feridos haviam chegado aos hospitais.