O nome foi aprovado na sabatina realizada na segunda-feira (24) na Comissão Desenvolvimento Econômico Sustentável. Agora vai para o plenário
Por Misto Brasil – DF
O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal poderá analisar nesta terça-feira (25) a recondução do diretor da Adasa, Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides.
O nome foi aprovado na sabatina realizada na segunda-feira (24) na Comissão Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo.
Todos os parlamentares da comissão acompanharam o voto do relator, deputado distrital Daniel Donizet (MDB), com parecer favorável pela recondução.
Leia: CLDF cria CPI para investigar poluição no rio Melchior
Na sua manifestação, o diretor da agência de águas garantiu que “conseguimos reestruturar a Adasa, fazendo o desenho que se mantém até hoje”.
“Fizemos uma gestão integrada de recursos hídricos do DF com a visão até [o ano de] 2040 e isso nos deu um caminho para seguir. Agora estamos revendo esse plano com visão na questão de água até 2050 e deve ficar pronto no segundo semestre”.
Dentre os principais desafios da Adasa, estão a a necessidade de completar o quadro de servidores, a autonomia do órgão e a necessidade de alcançar os índices de acesso à água e coleta de esgoto estabelecidos em legislação federal.
“A meta é até o ano de 2033 ter 90% do esgoto tratado e 99% de água de boa qualidade na casa dos brasileiros. Aqui no DF praticamente já alcançamos isso. Em termos de água já atendemos. Em termos de esgoto estamos com cerca de 87%”.
Sobre o rio Melchior, que será tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa, o diretor afirmou que a Adasa está preparada para trabalhar em parceria com a CPI e “dar todas as informações que a Casa precise, com transparência”.