Trata-se da primeira medida concreta em direção a um cessar-fogo desde o início dos ataques russos, em fevereiro de 2022
Por Misto Brasil – DF
A Rússia e a Ucrânia concordaram nesta terça-feira (25) em interromper os ataques no Mar Negro e em locais de infraestrutura energética, em negociações intermediadas pelos Estados Unidos.
Trata-se da primeira medida concreta em direção a um cessar-fogo desde o início dos ataques russos, em fevereiro de 2022.
O acordo deve garantir a “navegação segura, eliminar o uso da força e impedir o uso de embarcações comerciais para fins militares no Mar Negro”, segundo comunicado da Casa Branca.
A Ucrânia e a Rússia também “continuarão trabalhando para alcançar uma paz duradoura“, disse o governo americano em declaração.
Em contrapartida, a Casa Branca afirmou que “ajudaria a restaurar o acesso ao mercado mundial” para as exportações russas de produtos agrícolas e fertilizantes.
Os Estados Unidos fizeram acordos separados com Kiev e Moscou, e ambos os lados se pronunciaram a favor da trégua, com condições.
Após forte pressão do presidente americano, Donald Trump – que incluiu uma breve interrupção na ajuda militar à Ucrânia – o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse que era muito cedo para dizer se os acordos funcionarão, mas que estes eram “os passos certos”.
Para ele, o cessar-fogo entrou em vigor imediatamente. Zelensky ameaçou, contudo, buscar mais armas e sanções contra a Rússia se Moscou quebrar o acordo.