Durante a reunião, primeiro-ministro inglês, Keir Starmer, disse que a coalizão precisa assumir compromissos concretos
Por Misto Brasil – DF
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, convocou para este sábado (15) uma reunião virtual com 25 líderes europeus e outros aliados para discutir maneiras de apoiar a Ucrânia e um processo de cessar-fogo com a Rússia.
Assim como a França, o Reino Unido tem apoiado a ação conjunta do que chama de “coalizão dos dispostos” – grupo de nações ocidentais, incluindo Europa, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Mas não os Estados Unidos, comprometido em ajudar a Ucrânia antes de qualquer acordo de paz e, depois disso, garantir a segurança do país.
Durante a reunião, Starmer disse que a coalizão precisa assumir compromissos concretos para apoiar a Ucrânia e aumentar a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, para aceitar um cessar-fogo.
Ele busca ofertas de apoio logístico, financeiro ou militar a Kiev, para colocar o país invadido pela Rússia em posição forte para as negociações.
“Se Putin está falando sério sobre a paz, é muito simples, ele tem que parar seus ataques bárbaros contra a Ucrânia e concordar com um cessar-fogo”, disse Starmer durante a vídeoconferência.
“Minha impressão é que, mais cedo ou mais tarde, ele terá que se sentar à mesa e participar de uma discussão séria”, disse Starmer, segundo noticiou a Agência DW.