O projeto de “aerovias” de entregas por drone foi desenvolvido pela Atech, empresa da Embraer, em parceria com a prefeitura da capital do Paraná
Por Misto Brasil – DF
A entrega simbólica de uma encomenda transportada por drone foi feita em Curitiba. O projeto de “aerovias” de entregas por drone foi desenvolvido pela Atech, empresa da Embraer, em parceria com a prefeitura da capital do Paraná.
O programa tem a participação pioneira dos Correios. A entrega simbólica de um pacote também com a participação da Speedbird Aero, fabricante e plataforma de drones analisam ainda questões técnicas a serem vencidas no projeto.
O drone utilizado tem tecnologia 100% nacional e suporta até 35 quilos. O pouso foi feito na área externa do estádio, onde está a exposição do Tomorrow Mobility, evento dentro do Smart City Expo Curitiba.
A entrega de quarta-feira (26) foi realizada em rota evitando o fluxo de pessoas, decolando da Praça Afonso Botelho e sobrevoando a Ligga Arena com o uso do sistema BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, em que o piloto não tem contato visual direto com o veículo).
Segundo o CEO da Atech, Rodrigo Persico, o projeto prevê várias etapas, entre elas a aprovação em órgãos homologadores, até chegar à definição de “aerovias” e rotas qualificadas e seguras para que os drones façam operações sustentáveis comercialmente.
“O objetivo é conseguir estudar essas rotas, fazer testes pilotos e desenvolver e aprimorar o software”.
O superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, acredita que “toda nossa experiência em logística fica à disposição desse projeto para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone”.