No trecho baixo da bacia, na estação Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, as cotas do rio Paraguai estão abaixo dos valores típicos para o período
Por Misto Brasil – DF
A situação dos rios Miranda e Aquidauana é preocupante, conforme o boletim de monitoramento da bacia do rio Paraguai do Serviço Geológico do Brasil.
Os trechos do rio Paraguai entre Barra do Bugres, no Mato Grosso, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, mantêm níveis dentro da faixa considerada normal para esta época do ano. O mesmo cenário é observado no rio Cuiabá.
No trecho baixo da bacia, na estação Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, as cotas do rio Paraguai estão abaixo dos valores típicos para o período, segundo a série histórica de monitoramento.
Mesmo com a possível recuperação, os níveis em Porto Murtinho devem permanecer abaixo da faixa de normalidade, mantendo a região em estado de atenção.
“Os níveis dos rios estão próximos dos mínimos históricos para esta época do ano. Na última semana, a bacia do rio Paraguai registrou um total de 33 mm de chuva. O volume registrado nos últimos sete meses — de julho de 2024 a fevereiro de 2025 — ficou 21% abaixo da média histórica do período de 2020 a 2025″, explica o pesquisador do SGB, Mauro Campos Trindade.