Ações globais caíram e o ouro flertou com máximas recordes

Estátua Wall Street Nova Iorque Misto Brasília
Símbolo do mercado financeiro de Nova Iorque/Arquivo/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Ações de empresas como Walmart, Target e Amazon, que importam a maior parte de seus produtos do Sudeste Asiático, foram atingidas

Por Misto Brasil – DF

As ações dos EUA despencaram na quinta-feira (03) em meio a alertas de retaliação vindos de todo o mundo, um dia após o presidente Donald Trump revelar seu amplo programa de tarifas.

O objetivo é tornar os produtos fabricados nos EUA mais atraentes para os consumidores americanos, em meio a alegações de críticos de que o plano desencadeará inflação e poderá levar a economia à recessão.

Leia: preços do petróleo caíram na guerra comercial de Trump

Leia: Trump anunciou tarifas de 10% para todos os países

As ações globais caíram e o ouro flertou com máximas recordes depois que Trump não apenas aplicou uma tarifa de 10% sobre a maioria dos produtos importados para os Estados Unidos, mas também atribuiu taxas muito mais altas a vários rivais.

Ações de empresas como Walmart, Target e Amazon, que importam a maior parte de seus produtos do Sudeste Asiático, foram atingidas.

As ações dos EUA abriram em forte queda, com o blue-chip Dow caindo quase 3%, o amplo S&P 500 caindo mais de 3% e o Nasdaq, de alta tecnologia, caindo mais de 4%, informou o USA Today.

Trump estava otimista na quinta-feira de manhã, postando no Truth Social que “a operação acabou! O paciente sobreviveu e está se curando. O prognóstico é que o paciente estará muito mais forte, maior, melhor e mais resiliente do que nunca. Faça a América Grande Novamente!!!”

A partir desta quinta-feira (03), os Estados Unidos começarão a taxar em até 25% os automóveis importados pelo país. A medida, anunciada pelo presidente Donald Trump no final de março, deve gerar uma arrecadação superior a US$ 100 bilhões.

A tarifa será aplicada a veículos como sedans, SUVs, picapes e vans, além de componentes como motores, transmissões e sistemas elétricos. Outros produtos do setor de autopeças também passarão a ser taxados a partir de 3 de maio.

O objetivo da Casa Branca é incentivar a produção de carros nos EUA, fortalecendo a indústria e gerando mais empregos.

O Brasil não deve ser significativamente afetado pela medida, já que o volume de veículos exportados para o mercado norte-americano é muito baixo. No ano passado, apenas 365 carros brasileiros foram enviados aos EUA.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas