As horas que antecederam a eleição foram agitadas com pesquisas prevendo uma vitória apertada entre os dois candidatos
Por Misto Brasil – DF
As seções eleitorais no Equador fecharam às 17 horas. hora local deste domingo, após um segundo turno que transcorreu sem maiores incidentes. Pelo menos 87% dos eleitores foram votar.
As sondagens à boca das urnas não indicam um vencedor definitivo. Em alguns elevantamentos, o atual presidente aparece em ligeira vantagem. Os primeiros resultados da apuração devem ser anunciados a partir das 22 horas.
Agora é esperar pelo menos três horas, que é o tempo que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) estima que levará para concluir uma contagem de votos com resultado irreversível.
As horas que antecederam a eleição foram agitadas com pesquisas prevendo uma vitória apertada de um candidato ou outro: Daniel Noboa, o atual presidente conservador, e Luis González, um apoiador de Correa.
Os candidatos entraram no dia da eleição em um impasse, de acordo com as pesquisas, e lutaram voto por voto em um campo de jogo incerto, onde o apoio das comunidades indígenas é fundamental para alcançar a vitória.
No sábado, o presidente declarou estado de emergência em sete províncias e em Quito, a capital, para enviar uma mensagem às gangues criminosas que ameaçam o estado.
Enquanto isso, a candidata presidencial de esquerda equatoriana pediu às Forças Armadas e à polícia que não interferissem na contagem dos votos neste domingo, enquanto ela se dirigia ao seu local de votação, informou o El País.