Diferente de fevereiro, quando Vance o acusou de ser “desrespeitoso” e a discussão explodiu a partir daí, com Trump intervindo
Por Misto Brasil – DF
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy em Roma, reunindo-se após uma discussão anterior no Salão Oval para trabalhar em prol de um acordo de paz para pôr fim à guerra da Ucrânia com a Rússia.
Zelenskyy e Vance, que se desentenderam na Casa Branca em fevereiro, encontraram-se em 18 de maio, após a missa de posse do Papa Leão XIV. O Secretário de Estado Marco Rubio também compareceu ao encontro.
“Os líderes discutiram seu objetivo comum de acabar com o derramamento de sangue na Ucrânia e forneceram atualizações sobre o estado atual das negociações para um cessar-fogo e uma paz duradoura”, disse o gabinete do vice-presidente em um comunicado.
Zelenskyy disse que foi uma reunião “boa”, diferente de fevereiro, quando Vance o acusou de ser “desrespeitoso” e a discussão explodiu a partir daí, com Trump intervindo para repreender o líder ucraniano.
“Reafirmei que a Ucrânia está pronta para se envolver em diplomacia real e ressaltei a importância de um cessar-fogo total e incondicional o mais rápido possível”, escreveu o líder ucraniano sobre a discussão de 18 de maio com Vance.
O encontro ocorreu antes das ligações telefônicas planejadas por Trump para 19 de maio com Zelensky e o presidente russo, Vladimir Putin. Trump se encontrou com Zelensky em abril, no funeral do Papa Francisco.