A lei goiana sobre o tema foi inspirada em iniciativas desenvolvidas pela Índia, país considerado uma potência em tecnologia
Por Misto Brasil – DF
O governador Ronaldo Caiado disse que o poder público precisa estar atualizado sobre a Inteligência Artificial. Goiás foi o primeiro estado a aprovar uma política de fomento à IA, caracterizada pelo estímulo a ferramentas de código aberto e à troca de experiências entre especialistas.
Leia: Goiás tem projeto para criar a Política de Inteligência Artificial
A lei goiana foi inspirada em iniciativas desenvolvidas pela Índia, país considerado uma potência em tecnologia, diferentemente da proposta que está sendo discutida no Congresso Nacional, classificada por Caiado como “extremamente punitivista”.
Ele também argumentou que a adoção de novas tecnologias é o caminho para que o país possa avançar em duas áreas estratégicas: a educação e o agronegócio. “Investir em ciência vale a pena”, resumiu.
Na palestra que fez no 5º Congresso Brasileiro de Internet, Caiado defendeu a legislação sobre o assunto em Goiás.
“É um projeto de modelo aberto, que busca a colaboração de todos, com controle dos excessos. O foco é estimular a pesquisa, e não criminalizar aquele cientista ou pesquisador que deseja desenvolver seu software”.