É o resultado de um longo trabalho de cuidados veterinários e avaliação comportamental de um cachorro-do-mato e quatis
Por Misto Brasil – DF
Foram devolvidos à natureza quatro animais silvestres reabilitados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, e pelo Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (Hfaus).
Um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) e três quatis (Nasua nasua) estão agora em área monitorada na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae).
É o resultado de um longo trabalho de cuidados veterinários e avaliação comportamental, para garantir a reintegração dos animais ao seu habitat natural.
O chefe do Cetas, Júlio César Montanha, contou que o cachorro-do-mato, vítima de atropelamento, havia sido resgatado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
O animal silvestre passou por um período de recuperação no Hfaus. Após a alta clínica, foi encaminhado ao Cetas, sendo monitorado quanto aos comportamentos naturais, alimentação e movimentação.
Os quatis foram encontrados sozinhos sem a mãe, em 2024, após os incêndios florestais. Depois de um ano de trabalho conjunto entre o Cetas e o Hfaus, com atividades de enriquecimento ambiental, foram considerados aptos à reintegração.