A alemã era a única candidata à chefia da Assembleia Geral e foi aprovada em votação secreta por representantes de 167 dos 193 países
Por Misto Brasil – DF
A ex-ministra alemã do Exterior Annalena Baerbock foi eleita presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (02).
Baerbock, que é filiada ao Partido Verde alemão e integrou o gabinete do ex-chanceler federal e social-democrata Olaf Scholz, terá mandato de um ano na ONU e assume o cargo em 9 de setembro.
A alemã era a única candidata à chefia da Assembleia Geral e foi aprovada em votação secreta por representantes de 167 dos 193 países com assento na entidade.
Ela exercerá um cargo de caráter majoritariamente cerimonial e abrirá a 80ª sessão da Assembleia Geral em Nova York, nos Estados Unidos. O posto é tradicionalmente ocupado por ex-ministros do Exterior ou diplomatas experientes.
Baerbock, de 44 anos, é a quinta mulher a ocupar a presidência da Assembleia Geral da ONU desde a criação da entidade, em 1945.
À frente do cargo, caberá a ela comandar as reuniões da Assembleia Geral e definir a ordem do dia. Apesar de ter um papel mais cerimonial, ela poderá exercer alguma influência sobre processos decisórios nos bastidores, como a eleição em 2026 do novo secretário-geral da ONU, posto mais alto da entidade, hoje ocupado pelo português António Guterres.