O resultado reverte a queda de abril e mantém o índice no patamar dos 96 pontos, inferior ao observado na média
Por Misto Brasil – DF
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV Ibre voltou a subir em maio após duas quedas consecutivas, ao avançar 0,4 ponto, e atingir 94,8 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice segue em tendência declinante, ao recuar 0,1 ponto no mês.
O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) avançou 0,2 ponto em maio, atingindo 96,5 pontos.
O resultado reverte a queda de abril e mantém o índice no patamar dos 96 pontos, inferior ao observado na média em torno de 98 pontos observada no segundo semestre do ano passado.
Entre seus componentes, o indicador que mede o nível da demanda no momento subiu 0,5 ponto no mês, para 97,4 pontos, enquanto o indicador que mede a satisfação com a situação atual dos negócios recuou 0,1 ponto, para 95,6 pontos.
O Índice de Expectativas Empresariais (IE-E) avançou 0,5 ponto em maio, para 93,0 pontos, a maior alta mensal desde outubro de 2024, quando registrou alta de 1,5 ponto no mês.
“A alta da confiança empresarial em maio interrompe, ao menos temporariamente, a tendência de queda observada desde janeiro, associada à desaceleração dos segmentos monitorados pelas sondagens empresariais”, avalia o pesquisador Aloisio Campelo Jr.