Direitos civis e liberdades são respeitadas apenas por 40 países

Direitos humanos sociedade Misto Brasil
A sociedade avançou, mas há muita desigualdade que não promove os direitos humanos/Arquivo/TRE PR
Compartilhe:

A entidade Brot für die Welt alertou para o encolhimento crescente do espaço de atuação da sociedade civil globalmente

Por Misto Brasil – DF

Apenas 3,5% da população mundial vive em países com direitos civis e liberdades irrestritas. Os dados fazem parte do relatório divulgado nesta segunda-feira (02) pela organização alemã Brot für die Welt (Pão para o Mundo).

A entidade alertou para o encolhimento crescente do espaço de atuação da sociedade civil globalmente.

O documento, intitulado Atlas da Sociedade Civil, analisa a situação em 197 países com base em dados do Monitor CIVICUS — uma plataforma internacional que reúne informações e análises de organizações da sociedade civil em todo o mundo.

A partir disso, a organização de ajuda humanitária constatou que somente 40 países ao redor do mundo respeitam plenamente as liberdades civis. Por outro lado, governos de 115 dos 197 países analisados restringem severamente os direitos civis, além de perseguir, prender e matar cidadãos críticos.

“A democracia e os direitos humanosestão sob ataque em todo o mundo de uma forma que não víamos há décadas”, disse Dagmar Pruin, presidente da Brot für die Welt, em comunicado de imprensa.

“O Estado de Direito, a separação de poderes e a proteção contra a arbitrariedade estatal estão sob ameaça ou deixaram de existir em um número crescente de países.”

Cerca de 7 bilhões de pessoas, 85% da população mundial, vivem em países onde a sociedade civil é limitada ou reprimida.

O relatório dividiu os países analisados em cinco categorias, classificadas a partir do nível de liberdade civil: irrestrita, prejudicada, limitada, reprimida e fechada.

No último ano, nove países e territórios foramrebaixados de suas categorias em relação ao ano anterior, sendo eles Geórgia, Burkina Faso, Quênia, Peru, Etiópia, Essuatíni, Holanda e Mongólia, além dos territórios palestinos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas