De nascimento a tratamentos, DF atrai pacientes de vários estados

Planaltina hospital Cleonice Rodrigues Misto Brasil
Cleonice Rodrigues com filha, de Manaus, em trabalhemtno no hospital de Planaltina/Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
Compartilhe:

A cada dez bebês que nasceram nas unidades de saúde em 2024, três eram de famílias residentes de 16 estados

Por Misto Brasil – DF

O que Brenda de Moura, 25 anos, mais quer é ter o seu pequeno brasiliense nos braços. A auxiliar de cozinha, moradora de Unaí (MG), está internada desde domingo (1º) no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

Com uma gestação de alto risco, realizar o parto onde mora se tornou inviável. Assim, ela foi transferida para a unidade da Secretaria de Saúde (SES-DF) que oferece atendimento especializado.

“Aqui fui muito bem-tratada. O atendimento é muito bom e tem todas as condições de que preciso”, elogia a paciente, anotou a Agência Brasília.

A história da Brenda se repete diariamente nos hospitais do DF. A cada dez bebês que nasceram nas unidades da SES-DF em 2024, três eram de famílias residentes de 16 estados, do Acre a Santa Catarina.

No total, foram 31,5 mil partos, sendo mais de 9,5 mil de outras unidades da federação. O destaque fica para Goiás, com quase 9,4 mil crianças nascidas como brasilienses.

Essa realidade se aplica a outros casos. Das mais de 238 mil internações em hospitais da SES-DF no ano passado, 20,96% foram de pacientes de outras áreas do país.

O índice também fica próximo (18,65%) no que se refere às diárias de unidades de terapia intensiva (UTIs): quase 29 mil, do total de 155,2 mil, foram utilizadas para pacientes de 24 estados diferentes, sendo os maiores números correspondentes a Goiás (46,5 mil) e Minas Gerais (1,8 mil).

Só no período de doenças sazonais respiratórias, que anualmente intensifica os atendimentos nas alas pediátricas, 28% das internações são de pacientes de fora do DF.

Tratamentos especializados, como cirurgia oncológica, insuficiência renal crônica ou de doenças cerebrovasculares também têm elevados percentuais de internações de pessoas que vêm de longe em busca do serviço, ficando, respectivamente, em 14,09%, 18,38% e 13,83%, conforme os dados de 2024 ー todos do portal InfoSaúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante assistência a qualquer cidadão, independentemente do local. Moradores do DF, por exemplo, podem ser acolhidos em qualquer estado.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas