O estudo indica que os felinos passam mais tempo cheirando o odor de um estranho do que o de seu dono
Por Misto Brasil – DF
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Agricultura de Tóquio, no Japão, identificou que gatos domésticos são capazes de distinguir humanos conhecidos, como seus tutores, de desconhecidos apenas através do cheiro.
Pesquisas anteriores já indicavam que os gatos usam seu olfato para identificar outros animais da mesma espécie. Filhotes desmamados cheiram gatas desconhecidas por mais tempo do que cheiram suas mães, por exemplo. No entanto, não se sabia com certeza se essa mesma função se aplicava à identificação de humanos.
Para investigar isso, a equipe utilizou 30 gatos domésticos, que foram expostos a tubos plásticos contendo hastes de algodão que haviam sido esfregadas nas axilas, atrás das orelhas e entre os dedos dos pés dos donos.
O processo foi repetido com amostras de humanos desconhecidos para os gatos, além de uma amostra neutra, ou placebo, usada como medida de controle para verificar o teste.
O estudo, publicado na revista PLOS One, indica que os felinos passam mais tempo cheirando o odor de um estranho do que o de seu dono.
Os pesquisadores também constataram que, inicialmente, os gatos cheiravam mais os odores desconhecidos com a narina direita, mas mudavam para a esquerda à medida que se familiarizavam com o cheiro.
O fenômeno já foi identificado anteriormente em outros animais, como cães, aves e cavalos, que usam a narina direita quando expostos a odores novos.