Lula da Silva fará convite a Trump para ir na COP30

Belém Pará capital COP30 Misto Brasil
Detalhe parcial da cidade de Belém, que vai sediar em novembro a COP30/Arquivo/Gov
Compartilhe:

Ele destacou a importância de incluir os EUA na conferência, enfatizando se tratar de um país muito rico

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva afirmou no sábado (07) que vai telefonar pessoalmente para o presidente dos EUA, Donald Trump, para convidá-lo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), marcada para novembro, em Belém.

“Vamos fazer um encontro separado de chefes de Estado de dois dias antes para aprofundar o debate. Se até perto [do evento] o Trump não confirmar que vem, eu, pessoalmente, vou ligar para ele e falar ‘Ô, cara, Trump, a COP é aqui no Brasil, vamos discutir esse negócio‘”, disse o presidente em coletiva de imprensa em Paris.

Ele destacou a importância de incluir os EUA na conferência, enfatizando se tratar de um país muito rico, mas que já poluiu muito o meio ambiente. “E ainda polui. Então, como é que não vai participar?”, questionou o presidente.

Lula da Silva está em visita oficial à França, onde desembarcou na última quarta-feira (04), para estreitar relações comerciais e políticas.

Ele é recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com quem teve uma coletiva conjunta na quinta-feira (05), na qual pediu para que o líder francês “abra seu coração” para a possibilidade de concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia, que tem na resistência da França o principal obstáculo para sair do papel.

Neste sábado, Lula da Silva tornou a defender o acordo, afirmando em coletiva que o pacto pode ser uma resposta “ao unilateralismo de Trump”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas