O mesmo levantamento da Boeing prevê que os gastos com viagens retornaram aos níveis pré-pandemia com transporte aéreo
Por Misto Brasil – DF
A fabricantes de aeronaves comerciais e militares Boeing projetou a necessidade de 43,6 mil aviões comerciais nos próximos 20 anos.
De acordo com um informo devulgado neste domingo (15) esses mercados representarão mais de 50% da frota comercial global em 2044, em comparação com quase 40% em 2024.
Leia: Embraer irá vender 20 jatos para o Japão
Leia: aviação executiva tem aquecimento nas vendas
O mesmo levantamento prevê que os gastos com viagens retornaram aos níveis pré-pandemia, à medida que os consumidores priorizam o transporte aéreo.
As malhas aéreas atendem cerca de 30% mais pares de aeroportos do que há uma década, oferecendo opções de voos diretos mais convenientes.
A Boeing divulgou, antes do Paris Air Show, sua Perspectiva de Mercado de Aviação Comercial (Commercial Market Outlook – CMO) de 2025, que também prevê que a oferta de aviões se igualará à demanda do mercado por volta do final da década.
Isso vai permitir que as companhias aéreas renovem e expandam suas frotas.
“Durante o primeiro trimestre deste século, o tráfego aéreo de passageiros triplicou e a frota global de aviões mais que dobrou, enquanto a indústria de aviação comercial enfrentava desafios significativos”, afirma vice-presidente sênior de Vendas e Marketing Comercial da empresa, Brad McMullen.
Previsões para o mercado de aviação
- O tráfego de passageiros deve crescer 4,2% anualmente ─ mais que dobrando de tamanho à medida que continua a superar o crescimento econômico global.
- A frota global quase dobrará para mais de 49.600 aviões comerciais, enquanto as companhias aéreas adicionam capacidade para atender à demanda.
- Cerca de 80% dos aviões em operação serão substituídos por mais de 21.000 entregas, melhorando a eficiência e a capacidade da frota.
- Aviões de corredor único representarão 72% da frota global, em comparação com 66% em 2024, impulsionados principalmente por viagens de curta distância e companhias aéreas de baixo custo em mercados emergentes.
- A frota global de aviões de passageiros de fuselagem larga aumentará para aproximadamente 8.320 unidades, em comparação com cerca de 4.400 em 2024 ─ crescimento impulsionado por companhias aéreas em mercados emergentes expandindo suas frotas de longa distância.
- A diversificação da cadeia de suprimentos e a expansão das malhas de carga expressa impulsionarão uma expansão de quase dois terços da frota global de cargueiros e a necessidade de 2.900 cargueiros de produção e conversões.
-
Novas entregas (2025-2044) Número Jatos regionais 1,545 Corredor único (narrowbody) 33,285 Fuselagem larga (widebody) 7,815 Cargueiros 955 Total 43,600


