A recomendação ainda precisa ser formalmente acatada pelos países da União Europeia, o que é considerado uma formalidade
Por Misto Brasil – DF
Ministros das Finanças dos países que compõem a Zona do Euro recomendaram nesta quinta-feira (19) que a Bulgária se torne o 21º Estado a adotar a moeda única a partir de 1º de janeiro de 2026, endossando avaliações anteriores feitas pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu.
“O Eurogrupo concordou hoje que a Bulgária cumpre todas as condições necessárias para adotar o euro“, disse Paschal Donohoe, que presidiu a reunião dos ministros.
A recomendação ainda precisa ser formalmente acatada pelos países da União Europeia, o que é considerado uma formalidade.
A taxa de câmbio com a qual o lev búlgaro será convertido em euro será definida em uma reunião no início de julho. A partir de então, a Bulgária terá seis meses para concluir a transição técnica.
Um relatório da Comissão Europeia divulgado no começo do mês concluiu que, após reduzir a inflação, a Bulgária cumpriu todos os requisitos para entrar na Zona do Euro.
Segundo o documento, o país, membro da UE desde 2007, “está pronto para adotar o euro e sua economia está suficientemente preparada para isso”.
O Banco Central Europeu também deu um parecer positivo, destacando a “dedicação da Bulgária em fazer os ajustes necessários”.