Neste domingo, 7,9 milhões de bolivianos votaram sem incidentes para eleger um presidente e renovar o Congresso
Por Misto Brasil – DF
Rodrigo Paz lidera os resultados preliminares das eleições bolivianas com 31,6%, enquanto Samuel cai para o terceiro lugar, segundo a Captura Consulting, conforme informou a Eju TV, às 21h59 (hora de Brasília).
Texto atualizado às 22h11. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não divulgou os resultados oficiais.
Resultados preliminares do TSE confirmam o segundo turno entre Rodrigo Paz e Tuto Quiroga.
Leia: Bolívia se inclina para a direita nestas eleições
Em segundo lugar está Jorge Tuto Quiroga, da Aliança Livre, com 27,1%. Ele é seguido por Samuel Doria Medina, da Aliança da Unidade, com 19,5%.
Eduardo Del Castillo (MAS) conseguiu apenas 3,2%. Embora esteja próximo do limite para manter sua situação legal, é o pior desempenho da história do partido azul.
A contagem rápida nacional realizada pela Red Uno, com 95% dos votos apurados, não só confirmou a liderança inesperada de Rodrigo Paz Pereira (PDC).
Marcou uma reviravolta para partidos históricos como a Unidade Cívica em Solidariedade com a Força Popular e a Ação Democrática Nacionalista (ADN), que ficaram abaixo do limite de 3% e perderão sua legalidade.
O Movimento ao Socialismo (MAS) também enfrenta uma de suas piores crises eleitorais.
Segundo dados preliminares, Jhonny Fernández (UCS) obteve apenas 1,5% e Pavel Aracena (ADN) obteve apenas 1,4%, muito abaixo do mínimo necessário para manter sua existência legal como força política.
Ambos os partidos, que antes desfrutavam de representatividade significativa, estão agora desaparecendo do cenário nacional.
Neste domingo, 7,9 milhões de bolivianos votaram sem incidentes para eleger um presidente e renovar o Congresso, em eleições marcadas pela crise econômica, política e social.
Com as seções eleitorais fechadas após oito horas, aguarda-se agora a contagem rápida do tribunal eleitoral, marcada para as 21h, horário local.


