A região de Dnipropetrovsk, no centro-leste do país, não é uma área reivindicada pela Rússia no território ucraniano
Por Misto Brasil – DF
A Ucrânia reconheceu nesta terça-feira (26) que tropas russas entraram na região de Dnipropetrovsk (centro-leste), uma área administrativa anteriormente poupada de combates intensos e onde a Rússia já havia reivindicado avanços em julho.
O porta-voz do exército ucraniano para a região, Viktor Tregoubov, confirmou a entrada das tropas russas em Dnipropetrovsk e acrescentou que combates estão ocorrendo, em declarações à agência de notícias francesa AFP. O governo ucraniano havia, até então, negado qualquer avanço russo em Dnipropetrovsk.ucraniaagosto
A Rússia havia anunciado em julho que suas forças haviam avançado na região, que não é uma das cinco que o Kremlin reivindica serem território russo. Desde então, alegou ter capturado alguns vilarejos na região.
O agrupamento de Dnipro do exército ucraniano, responsável por essa zona de combate, afirmou ter “travado o avanço dos invasores russos” pouco depois de estes terem entrado na região de Dnipropetrovsk a partir de Donetsk.
Os militares ucranianos rejeitaram as alegações da Rússia de ter capturado totalmente os vilarejos de Zaporizke e Novogeorgiivka. Porém, o site de cartografia militar DeepState, que é próximo dos militares ucranianos, afirmou nesta terça-feira que a Rússia os havia ocupado.
A região de Dnipropetrovsk, que tem fronteira com as regiões de Donetsk, Kherson e Zaporijia, todas reivindicadas pela Rússia, é frequentemente alvo de ataques russos com drones ou mísseis.


