É a previsão que se faz com base na comercialização do primeiro semestre, que astingiu a 1 milhão de motocicletas. Alagoas lidera as compras
Por Misto Brasil – DF
Mais de 1 milhão de motocicletas foram emplacadas no Brasil no primeiro semestre deste ano. O número representa crescimento de 10,33% em relação ao mesmo período de 2024.
São os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A projeção indica que o setor deve comercializar 2 milhões de unidades até dezembro. Se confirmada, será o sexto ano consecutivo de crescimento e o melhor resultado desde 2011, quando foram vendidas 1,94 milhão de motos.
Em 2024, as vendas já haviam crescido 18,6%, totalizando 1,88 milhão de unidades.
Saíram das fábricas entre janeiro e abril 673.125 unidades, conforme a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O Brasil ocupa a posição de sexto maior fabricante global de motocicletas.
O estado de Alagoas lidera o crescimento proporcional de habilitações com alta de 86,3%. Amazonas registrou 79,7%, Bahia 62,6% e Piauí 58,7%, conforme dados do Senatran analisados pela Abraciclo.
O crescimento ocorre em grandes centros e regiões menos populosas, mostrando que a motocicleta se consolidou como meio de transporte em todo o território nacional.


