Fotógrafo Ingo Penz incorporou o personagem da maior festa de chopp da América Latina. Documentário registra a participação dele na Oktober
Por Misto Brasil – DF
Quem é o fotógrafo Ingo Penz? Muita gente não conhece no Brasil, mas milhares de pessoas que foram à cidade de Blumenau já viram Ingo e sua a motocicleta Jawa, modelo de 1951, batizada Choppmotorrad.
Equipada com barril de chopp, a motocicleta puxa o desfile pela rua 15 de Novembro, no centro da cidade. Ingo Penz distribui sorrisos, alegria e a bebida para os brincantes.
Essa simpatia se tornou uma marca que ninguém esquece e é mantida ao longo da festa que foi criada na década de 1980.
Ingo Penz é o personagem central da festa típica alemã. Agora, também, é a figura principal do filme lançado na noite de segunda-feira (05) em Santa Catarina.
O fotógrafo fez dupla no início da Oktoberfest com o publicitário Horário Braun. Com o falecimento de Horário (em 24 de março de 2007), ficou com o fotógrafo Ingo a responsabilidade de levar a tradição e a “alegria da Oktober”.
O documentário “Revelando a Oktoberfest: A Saga do Embaixador” foi apresentado no auditório Carlos Jardim, da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, em Blumenau.
A produção cinematográfica eterniza a trajetória de Ingo Penz, também líder da Banda Choppmotorrad e um dos pioneiros dos desfiles oficiais da festa.
O documentário traça paralelos entre a vida do artista, dividida entre música, fotografia e cinegrafia, em conexão direta com a evolução da maior festa alemã das Américas.
Resgata imagens históricas, canções e depoimentos de amigos, familiares, jornalistas e personagens que acompanharam de perto a construção da Oktoberfest como símbolo de cultura, tradição no Vale do Itajaí.
O filme de 52 minutos foi produzido pelos cineastas Ernoy Mattiello, Junior Padilha e Henry Ritter Kirst pela Proeza Maker e Virtual Pictures.

